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De forma simples: A hermenêutica é como um livro de culinária. A exegese é o preparo e o cozimento do bolo; a exposição, o ato de servi-lo.
Que exatamente vem a ser Hermenêutica e Exegese?
Que exatamente vem a ser hermenêutica? E em que difere de exegese e exposição?
A exegese pode ser definida como a verificação do sentido do texto bíblico dentro de seus contextos histórico e literário. A exposição é a transmissão do significado do texto e de sua aplicabilidade ao ouvinte moderno. A exegese é a interpretação propriamente dita da Bíblia, ao passo que a hermenêutica consiste nos princípios pelos quais se verifica o sentido.
A exegese consiste no estudo individual, e a exposição, na apresentação em público. A exegese é feita na sala de estudo, ao passo que a exposição é feita detrás de um púlpito, da mesa do professor ou da plataforma. A grande preocupação da exegese é a compreensão de uma passagem bíblica, enquanto na exposição o interesse básico é a transmissão do sentido do texto.
A hermenêutica fornece as regras ou as diretrizes, os princípios e a teoria que regem a maneira correta de compreender a Bíblia.
"Assim, a hermenêutica é tanto ciência coino arte. Na qualidade de ciência, enuncia princípios, investiga as leis do pensamento e da linguagem e classifica seus fatos e resultados. Como arte, ensina como esses princípios devem ser aplicados e comprova a validade deles, mostrando o valor prático que têm na elucidação das passagens mais difíceis. Portanto, a arte da hermenêutica desenvolve e constitui um método exegético válido." ( Milton S. Terry)
Definições
HERMENÊUTICA – Ciência (princípios) e arte (tarefa) de apurar o sentido do texto bíblico.
EXEGESE – Verificação do sentido do texto bíblico dentro de seus contextos histórico e literário.
Do Texto ao Púlpito!
A Base
Um bom expositor é antes de mais nada um bom exegeta. A exegese precede a exposição, assim como se assa um bolo antes de servi-lo. O processo exegético se dá na oficina, no depósito. Trata-se de um processo individual, de um trabalho diligente por meio do qual o estudioso da Bíblia examina os contextos, os significados e as formas das palavras; analisa a estrutura e os elementos das frases; busca descobrir como o texto original foi escrito (crítica textual); etc.
Contudo, ele não transmite todos esses detalhes ao pregar ou ensinar a Bíblia. Quando está criando, um pintor sofre com os pormenores de sua obra, mas, no final, ele deseja que as pessoas vejam não as minúcias, mas o todo e a relação entre as partes.
A exegese é, portanto, um meio que visa a um fim; é um passo rumo à exposição. A exegese tem um caráter mais técnico e é essencial à exposição, exegeta busca compreender o sentido exato da passagem bíblica que está estudando. Todavia, atrás do púlpito ou na sala de aula, o expositor procura transmitir seu conteúdo, depois de ter elaborado sua exposição a partir de uma base exegética. Uma está para a outra como o alicerce para o edifício.
“Para ser válida, a exposição deve ser firmemente baseada na exegese: o significado do texto para os ouvintes de hoje deve estar relacionado com o seu significado para os ouvintes aos quais foi originalmente dirigido”. (F. F. Bruce)
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Interpretação Bíblica
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Os 10 Princípios Básicos da interpretação da bíblica
Eis aqui os dez princípios que devem ser seguidos por quem deseja interpretar corretamente a Bíblia:
1° – denomina-se princípio da unidade escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia. Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia.
2° – Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. Este princípio vem da Reforma Protestante.
3° – Jamais esquecer a Regra Áurea da Interpretação, chamada por Orígenes de Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados.
4° – Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente.
5° – Primeiro procura-se o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurado.
6° – Ler o texto em todas as traduções possíveis – antigas e modernas.
Muitas vezes uma destas traduções nos traz luz sobre o que o autor queria dizer.
7° – Apenas um sentido deve ser procurado em cada texto.
8° – O trabalho de interpretação é científico, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer preconceito. (o que poderíamos chamar de “achismos”).
9° – Aprender a ler cuidadosamente o texto e fazer algumas perguntas relacionadas com a passagem para chegar a conclusões circunstanciais. Por exemplo:
a) – Quem escreveu?
b) – Qual o tempo e o lugar em que escreveu?
c) – Por que escreveu?
d) – A quem se dirigia o escritor?
e) – O que o autor queria dizer
10° – Feita a exegese, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado e o trabalho exegético recomeçado novamente.
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"
(João 5:39)
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